terça-feira, 26 de julho de 2011

Atividade 3.1 Eproinfo


              
                              Bloco “O passo”

          Na entrevista, o professor Lucas Ciavatta falou da dificuldade de trabalhar com os
alunos que tem atraso na aprendizagem .Ele diz que nem todos os alunos aprendem da
mesma maneira , sobretudo com relação ao uso da tecnologia .O que é fácil para alguns, pode ser extremamente difícil para outros .Portanto, é importante que o professor           encontre uma metodologia  que possa despertar a aprendizagem de cada aluno, dependendo do seu grau de dificuldade . Além da metodologia ,  é  preciso respeitar o
tempo de aprender de cada aluno . É o que o professor Lucas chamou de tempo e contratempo . Dando o exemplo da dança “O passo” , ele quis  mostrar que o professor deve antes de tudo , conhecer o aluno e dar segurança para que o mesmo saiba que é capaz de aprender .Para isso não é necessário o uso da tecnologia , o professor precisa saber usar os recursos que tem .No passo , os alunos usam como recurso o próprio corpo cada um se empenham em desenvolver  uma tarefa resultando num trabalho único de som e movimento. Geralmente nas nossas escolas , os recursos disponíveis são papéis, lápis , cola e tesoura .Mas dependendo da criatividade do professor  os alunos podem fazem atividades super interessante como : Produção de texto ilustrados , palavras cruzadas , caça palavras , produção de murais , livros infantis , de receitas , letras de musicas e outros ...Não se pode negar que o uso de novas tecnologias na escola ,tem ajudado muito na aprendizagem dos alunos , mas isso só é possível se o professor  estiver preparado para usá-las  .
      O trabalho em grupo é muito importante na escola .Pois através da conversa e da troca de opiniões o aluno adquire segurança para expor suas idéias e aqueles que sabem menos tem a oportunidade de saber mais. Assim como no Passo , o trabalho em grupo pode resultar numa grande  oportunidade de aprendizagem  sendo que o objetivo maior é a formação do indivíduo .O Passo propõe uma conexão         que é de fundamental importância  para a aprendizagem e crescimento do aluno .

Nenhum comentário:

Postar um comentário