quinta-feira, 27 de outubro de 2011


ATIVIDADE 4.8
A experiência de trabalhar com projetos nos dá a liberdade de acrescentar ou retirar o que precisa, para melhor atender ao currículo de nossa disciplina, permitindo maior flexibilidade quanto ao foco e a utilização de muitas áreas de conhecimento, pois conta com atividades de leitura, relatos orais, registros etc.
É um trabalho colaborador na investigação de soluções,para questões desafiadoras que poderão ser abordadas na forma de projetos e valorizando o trabalho em grupos desenvolvendo a criatividade o companheirismo e a autonomia, permitindo a satisfação da aprendizagem.
A integração entre projetos curriculares e o uso da tecnologia estar desenvolvendo a capacidade de pensar e aprender dos alunos, adquirindo novos conhecimentos e facilitando a uma aprendizagem mais completa.
O professor vem descobrindo novas formas inovadoras de preparar suas aulas , através do computador que é uma ferramenta de apoio as pesquisas e os conteúdos lecionados, além de prender positivamente a atenção do aluno, buscando um aperfeiçoamento constante dentro de suas possibilidades e oportunidades oferecidas.


PROJETO EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA AO CURRÍCULO

TEMA: Leitura e escrita de textos com listas

EQUIPE: Professores responsáveis
Carminha, Magna, Clamyde, Maria de Fátima , Zilmar

DURAÇÃO: 7dias

PUBLICO ALVO: Criança de ensino fundamental do 1º ao 4º ano que tem dificuldade de leitura e escrita;

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

OBJETIVOS:
*despertar no aluno o gosto pela leitura e a escrita;
*Compreender a função social dos textos com listas;
*Ler com clareza;
*Escrever palavras usando a grafia correta;
*Ordenar palavras seguindo um determinado propósito;
*Produzir textos com listas e ilustra-los;
*Desenvolver o espírito cooperativo através do trabalho em grupo;

RECURSOS NECESSÁRIOS
*Textos escritos;
*Embalagens e rótulos de produtos;
*Folhas de oficio;
*Cartolinas
*Lápis colorido;
*Cola e tesoura;
*Maquina digital;

AGRUPAMENTOS: para resolver as atividades serão agrupados os alunos que já sabem ler e escrever corretamente com aqueles que têm dificuldades e leitura e escrita;

METADOLOGIA:
*Leitura de textos;
*Produção de textos com listas;
*Reagrupamentos dos itens do texto com listas;
*Recorte, colagens;
*Desenho e pintura;
*Jogos e brincadeiras com listas;
*Produção de um livro de listas;

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados de acordo com o seu interesse e desempenho em cumprir com as atividades durante o desenvolvimento do projeto. .será produzido também um livro de lista com a participação de todos os alunos da sala;
DESENVOLVIMENTO:

1º ETAPA:

Conversar com  os alunos sobre os textos com listas,considerando o que eles já sabem sobre o assunto. Mostrar para os alunos que as listas são textos escritos com propósito específico e tem como função organizarem dados e idéias e é fundamental que eles utilizem os conhecimentos que já possuem para produzir os textos.
            Após a conversa ler para os alunos o texto “CAXUXA A BRUXA”(Carlos Traguta)e em seguida pedir para os alunos que façam uma lista de tudo o que eles imaginam que tem na casa da bruxa,.após a lista, os alunos terão que ilustrar o que escreveram. Todos os textos serão expostos no sala de aula até o final do projeto.

2º ETAPA:
Recortar junto com os alunos várias figuras de animais e expor no mural da sala,pedir que os alunos façam uma lista de todos os animais que foram colocados no mural.
Após a lista, dividir os alunos em dupla e pedir que reagrupem os animais de acordo com as características.
Ex: tem pelo, tem pena.

3º ETAPA:
Ler para os alunos o texto “Luta na água”(Copyright Mauricio de Sousa), conversar com os alunos sobre o texto.Deixar que os alunos falem sobre suas brincadeiras preferidas.
.Dividir a sala em 2 grupos;
.Pedir que um grupo faça a lista de brincadeiras preferidas., e o outro grupo liste os brinquedos preferidos.Em seguida pedir que cada aluno reorganize a sua  lista em ordem alfabética.

4º ETAPA
Conversar com os alunos sobre as frutas de suas preferências;
Entregar para os alunos uma folha com vários desenhos de frutas;
Pedir que os alunos escrevam o nome das mesmas e acrescentarem outras que conheçam.

5º ETAPA
Brincando de stop
.Dividir a sala em grupo;
.Entregar para cada grupo uma cartela com os seguintes itens.


frutas
animais
vestuário
brinquedos
Material escolar
pessoas
salgados






















Ao comando do professor os alunos começam a escrever Ex: FRUTAS.
Quando o professor gritar STOP os alunos param. Vence o grupo que escrever o maior número de palavras.
6º ETAPA:
Feira de produtos diversos
.Colocar a disposição dos alunos vários embalagens de produtos e rótulos;
.Pedir que os alunos observem todos os produtos;
.Em dupla os alunos deverão fazer uma lista de todos os produtos expostos;
.Terminado a lista pedir que cada dupla leia para a turma;
.Em seguida os alunos deverão agrupar os nomes dos produtos de acordo com a sua utilidade;
Ex: alimentos
Produtos de limpeza;
.Expor o trabalho na classe;

7º ETAPA
Dividir a sala em grupo e relembrar com os alunos as listas que já foram trabalhadas;
.Entregar para cada grupo uma folha com titulo de listas que os alunos deverão escrever.
Ex: pessoas; brinquedos, animais etc.
.Terminando alista cada grupo deverá ilustrá-la e apresentar para a turma;
.Todos os trabalhos farão parte de um livro de listas. Como produto final do projeto.

ATIVIDADE 4.8
A experiência de trabalhar com projetos nos dá a liberdade de acrescentar ou retirar o que precisa, para melhor atender ao currículo de nossa disciplina, permitindo maior flexibilidade quanto ao foco e a utilização de muitas áreas de conhecimento, pois conta com atividades de leitura, relatos orais, registros etc.
É um trabalho colaborador na investigação de soluções,para questões desafiadoras que poderão ser abordadas na forma de projetos e valorizando o trabalho em grupos desenvolvendo a criatividade o companheirismo e a autonomia, permitindo a satisfação da aprendizagem.
A integração entre projetos curriculares e o uso da tecnologia estar desenvolvendo a capacidade de pensar e aprender dos alunos, adquirindo novos conhecimentos e facilitando a uma aprendizagem mais completa.
O professor vem descobrindo novas formas inovadoras de preparar suas aulas , através do computador que é uma ferramenta de apoio as pesquisas e os conteúdos lecionados, além de prender positivamente a atenção do aluno, buscando um aperfeiçoamento constante dentro de suas possibilidades e oportunidades oferecidas.