segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Análise da Pesquisa de Silvio da Costa Pereira

A pesquisa realizada pelo professor Silvio da Costa Pereira nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis mostra a necessidade de que professores e gestores incorporem de vez a importância que tem o papel das mídias no contexto da socialização. As tecnologias passam a cada momento a ter uma decisão fundamental nas discussões das instituições sociais trilhadas pelas famílias e pelas escolas.

Pesquisas recentes mostram que os brasileiros estão vendo mais TV e navegando na web do que lendo. Esse fato confirma a necessidade de que gestores e professores compreendam que os processos de mídia-educação devem levar em conta tanto o uso (consumo), quanto a analise critica (leitura) e o uso como meio de expressão (produção) dos meios de comunicação.

Diante das complexidades dos textos das mídias, torna-se necessário uma formação teoricoprática dos professores. A vida cotidiana está hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação e isso traz grandes desafios para o campo da educação, tanto em termos de intervenção quanto de reflexão.

A pesquisa de campo realizada pelo citado professor teve o objetivo de mapear os trabalhos que vinham sendo realizados sobre as mídias nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis, mostram alguns aspectos interessantes: Das 118 escolas consultadas, teve retorno de 83 (70%); Em grande parte das escolas houve associação entre mídia e computador; Todas as instituições possuem aparelhos de DVD e TV; Em 28 escolas os alunos produzem vídeos; algumas escolas filmam os alunos para trabalhar problemas de timidez, gagueira e postura; A TV escola é usada para gravar ou assistir programas em apenas 12 escolas, entre outros aspectos existentes.

No uso das mídias nos chamou muito a atenção a existência de rádios (emissoras) com uma importância não somente no aspecto musical, mas, interagindo atividades como notícias, rádio teatro, recados, ou debates. Apesar da existência das salas de computadores com acesso a internet, a pesquisa detectou falta de manutenção e muita resistência ao uso do Linux. Em muitas escolas é proibido o uso do MSN e Orkut, apesar de serem importantes para os jovens.

A conclusão que o pesquisador chegou é de que nas escolas há computadores, maquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis, acesso a internet e até filmadoras, entretanto, falta formação suficiente ou adequada dos professores que promova ou estimule usos críticos e criativos. Desta forma, os aspectos-chave pensados por Bazalgette ligados a tecnologia, linguagem e representação foram os mais trabalhados.