terça-feira, 26 de julho de 2011

Atividades 3.2


          

           Ao navegar através do  Portas Curtas da Petrobras   , conheci as inúmeras possibilidades que o mesmo oferece para o uso de novas tecnologias na escola .Os filmes de curta metragem são ideais  para o trabalho do professor com os alunos ,         
pelas animações  e o curto espaço de tempo.  Essas atividades não cansam as crianças e estimula melhor a sua curiosidade.  Também assisti  pequenos vídeos
que podem ser criados pelos professores e os alunos de acordo com o assunto estudado ,
o que torna o processo de ensino e aprendizagem  bem mais interessante  .As histórias , jogos e brincadeiras também são muito importantes  para estimular o raciocínio   da criança dando-lhe maior rapidez no entendimento e resolução das atividades.           

            O vídeo que mais me chamou atenção foi “ ACHADO” – X/CH ; “ESPELHO” – LH; “FERRUGEM” G/J.   No endereço: http:// DOMÍNIOPÚBLICO.GOV.BR
O mesmo mostra como ensinar a grafia correta das palavras de um jeito simples e divertida através do teatro de bonecos. Este é um recurso fácil de ser usado na escola e muito útil para ser trabalhado com crianças pequenas.


Atividade 3.1 Eproinfo


              
                              Bloco “O passo”

          Na entrevista, o professor Lucas Ciavatta falou da dificuldade de trabalhar com os
alunos que tem atraso na aprendizagem .Ele diz que nem todos os alunos aprendem da
mesma maneira , sobretudo com relação ao uso da tecnologia .O que é fácil para alguns, pode ser extremamente difícil para outros .Portanto, é importante que o professor           encontre uma metodologia  que possa despertar a aprendizagem de cada aluno, dependendo do seu grau de dificuldade . Além da metodologia ,  é  preciso respeitar o
tempo de aprender de cada aluno . É o que o professor Lucas chamou de tempo e contratempo . Dando o exemplo da dança “O passo” , ele quis  mostrar que o professor deve antes de tudo , conhecer o aluno e dar segurança para que o mesmo saiba que é capaz de aprender .Para isso não é necessário o uso da tecnologia , o professor precisa saber usar os recursos que tem .No passo , os alunos usam como recurso o próprio corpo cada um se empenham em desenvolver  uma tarefa resultando num trabalho único de som e movimento. Geralmente nas nossas escolas , os recursos disponíveis são papéis, lápis , cola e tesoura .Mas dependendo da criatividade do professor  os alunos podem fazem atividades super interessante como : Produção de texto ilustrados , palavras cruzadas , caça palavras , produção de murais , livros infantis , de receitas , letras de musicas e outros ...Não se pode negar que o uso de novas tecnologias na escola ,tem ajudado muito na aprendizagem dos alunos , mas isso só é possível se o professor  estiver preparado para usá-las  .
      O trabalho em grupo é muito importante na escola .Pois através da conversa e da troca de opiniões o aluno adquire segurança para expor suas idéias e aqueles que sabem menos tem a oportunidade de saber mais. Assim como no Passo , o trabalho em grupo pode resultar numa grande  oportunidade de aprendizagem  sendo que o objetivo maior é a formação do indivíduo .O Passo propõe uma conexão         que é de fundamental importância  para a aprendizagem e crescimento do aluno .

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mini Projeto de Leitura e Escrita de Fábulas

Mini Projeto de Leitura e Escrita
Escola Pedro José Custódio
Tema: Fábulas
Duração: 10 dias
Publico: crianças do 2 ao 5 ano

Objetivos:
.Despertar no aluno o interesse pela leitura e escrita.
.Ler com clareza, dicção,ritmo e entonação adequada.
.Ampliar o vocabulário
.Desenvolver habilidades de expor as idéias através da produção de textos orais ou escritos.
.Saber diferenciar textos com fábulas de outros textos.
.Produzir textos coletivos aprendendo a valorizar as idéias dos outros.

Estratégias:
.Leitura
.Debate
.Produção de textos
.Desenhos e pintura

Recursos
.Livros de fábulas
.Cartolinas
.Textos mimiografados
.Cola
.Tesoura
.Lápis colorido
.Folhas de ofício

Avaliação:
O aluno será avaliado pela participação durante as aulas e em atividades orais e escritas. No final do projeto o aluno produzirá um livro com suas fábulas preferidas.


1º Dia de Aula

.Ouvir o que os alunos sabem a respeito de fábulas
.Ler para os alunos a fábula ( O leão e o ratinho)
.Discutir o texto com os alunos chamando a atenção para aspectos importantes com
Presença de personagens animais com características humanas.
Brevidade da história
Ausência de indagações precisas de tempo e de espaço.
Ensinamentos contidos no texto e explicitação de uma moral no final do texto

.Após a discussão pedir que os alunos reescrevam o texto usando sua próprias palavras.


2° Dia de Aula

.Ler novamente o texto original ( O leão e o ratinho )
e comparar com o texto criado pelos alunos na aula anterior:
.Houve mudanças no texto?
.A história continua a mesma ?
.Que parte do texto esqueceram de colocar ?

.Após as discussões dividir a sala em grupo e pedir que os alunos criem um texto com idéias semelhantes ao texto original, usando animais e circunstâncias diferentes.
.Cada grupo deverá apresentar seu texto para a turma.

3° Dia de Aula.
.Pedir que os alunos citem nomes de fábulas conhecidas que já leram ou ouviram contar.
.Com um pincel , o professor deverá escrever numa cartolina todos os títulos citados pelos alunos.
.Expor o cartaz na sala.
.Pedir que cada aluno escolha um dos títulos e produza um novo texto.
.Todos os textos serão lidos e expostos na sala até o final do projeto.                                                      




4° Dia de Aula.
.Ler para os alunos a fabula “O tatu e a raposa.”
.Discutir o texto com os alunos:
  _Título
  _Personagens
  _Onde aconteceu a história?
  _Como começa o texto? Como termina?
  _Qual a parte mais importante do texto?
  _Em que parte do texto os personagens agem como seres humanos?
  _O texto pode ser comparado a fatos que acontecem na nossa vida?
  _ Vocês conhecem alguém que foi maltratado por  ser  pobre? Como?
  _ Vocês acham  correto um leão ter ficado com a casa da raposa?Por que?
  _Vocês fariam como o tatu ,que ajudou a raposa ,depois de ter sido tão humilhado?
  _Se vocês fossem o leão, como resolveriam esse caso ?
  .Cada aluno deverá escrever a sua decisão e ler para a turma.


5° Dia de Aula.
.O professor deverá convidar os alunos para escrever um livro de fábulas:
. Entregar para os alunos folhas com desenhos de animais para que eles produzam os textos individualmente.
.O livro será apresentado para a turma no último dia do projeto. Podendo ser premiado, ser premiado os alunos que tiveram maior desempenho na escrita do livro.
.Após as explicações sobre a produção do  livro, o professor convidará os alunos para ouvir a leitura de uma fábula conhecida :”A coruja e a águia “.
.Discutir  o texto com os alunos .
.Após as discussões ,pedir que os alunos escrevam um novo final para a história ,onde as duas
mães permaneçam com seus  filhos .
.Todos os textos serão lidos e expostos na sala .


6°Dia de Aula
.O professor pedirá que os alunos escrevam em um pedaço de papel ,títulos de fábulas que gostariam de escrever .
.O professor sorteará apenas um título para a produção de um texto coletivo.
.Os alunos ditam o texto e o professor copia no quadro.
.Quando o texto estiver pronto, os alunos devem ler em voz alta e copiar no caderno .


7° Dia de Aula
.O professor deverá ler o texto que foi criado coletivamente na aula anterior .
.O texto será novamente copiado no quadro e revisado com os alunos .
.Após a revisão o professor escolhera dois alunos da sala para que um leia o texto original e o outro
o texto revisado .
.Após a leitura o professor deverá  discutir os textos com os alunos. O ideal é que eles percebam as
várias maneiras de expor suas idéias no texto oral ou escrito sem que a idéia original seja modificada .


8°Dia de Aula.,
.O professor deverá ler uma fábula  conhecida ( A cigarra e a formiga).
.Recortar o texto em palavras ou frases.
.Dividir a sala em grupo e pedir que os alunos reconstruam o texto.
.Para melhor interação dos alunos , cada grupo poderá receber uma fábula .
.Todos os textos serão expostos na sala .
.No final da aula o professor colocará a disposição dos alunos diversos livros de fábulas para que
eles escolham um ,para ser lido em casa e trabalhado no dia seguinte.


9°Dia de Aula
.O professor colocará os alunos em circulo na sala e falará do livro que cada um escolheu para ler em casa .
.Espontaneamente, os alunos deverão ler a história em  voz alta .
.Terminado a leitura, o professor fará uma votação para a escolha da melhor história.
.A história escolhida será recontada oralmente pelos os alunas e escrita no quadro  pelo professor .
.Todos deverão copiar o texto numa folha e ilustrá-lo.
.No final da aula , o professor lembrará  os alunos do livro que eles estão escrevendo e que deverá
ser apresentado no dia seguinte .


10°Dia de Aula: Encerramento do projeto .
.O professor preparará a sala para a “festa” de apresentação do livro .
.As carteiras serão colocadas em circulo .
.Cada aluno deverá mostrar o seu livro pera a turma e ler um dos textos que preferir.
.Os livros serão expostos na sala para serem apreciados por todos .
.Como foi combinado serão premiados  os alunos que melhor desempenharam seu trabalho .
.OBSERVAÇÂO: Os textos serão avaliados de acordo com o nível de aprendizagem do aluno.
.Neste dia também pode ser feito brincadeiras , adivinhações,envolvendo histórias com fábulas.       
Á critério do professor.